Primeiro mutirão do projeto Ver o Mundo do Instituto Dra. Yanny Brena deve realizar mil cirurgias de catarata
- 10/09/2025
- 0 Comentário(s)

Foto: Reprodução / Instituto Yanne Brena.
Entre os dias 25 e 30 de agosto o projeto Ver o Mundo do Instituto Dra. Yanny Brena atendeu mais de 1200 pacientes com a realização de consultas oftalmológicas e encaminhamento para cirurgias de catarata. Os que foram encaminhados para o procedimento cirúrgico cerca de mil pessoas serão atendidos nos dias 27 e 28 de setembro e 04 e 05 de outubro.
As consultas foram feitas nos municípios do Crato, Barbalha, Missão Velha, Abaiara, Mauriti, Farias Brito e Milagres. De acordo com um dos apoiadores, o deputado federal Yury do Paredão (MDB), o objetivo do projeto é possibilitar maior saúde a pessoas que sofrem com a perda gradual da visão devido à catarata. Enxergar é vida, e nosso compromisso é realizar mil cirurgias em parceria com o nosso mandato, declarou o parlamentar.
A condição é caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. De acordo com o Ministério da Saúde, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Segundo o Instituto, Ver o Mundo será uma iniciativa contínua, com foco em atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Novas datas devem ser divulgadas em breve para um novo processo de triagem nos municípios do Cariri.
Redação Miséria
Miséria.com.br